O Poleiro das Frangas

Porque o "galinheiro" também tem direito a dar a sua opinião. E as Frangas não são de ficar caladas!

Friday, September 01, 2006

Os Bicos do nosso país...



Já que foi levantada a questão dos Bicos, acho que é necessário clarificar que o nosso país vive repleto de Bicos. Os Bicos são realmente bastante importantes no nosso país. Para quem não sabe há duas freguesias, no nosso país, com esse nome esclarecedor. Há a freguesia do Bico, em Amares e, a freguesia do Bico em Paredes de Coura. Esta é que é uma situação bicuda. Imaginem os habitantes destas freguesias que são os bicudos (pior seria se a freguesia se chama-se Corno). Para os homens trata-se de uma espada de dois gumes. Ser um ganda bicudo poderá ter uma conotação positiva, ou seja, ter um grande bico é sempre prestigiante; mas, também, se pode ser um grande bico, que o coloca, literalmente, numa situação constrangedora. Para as bicudas a situação já se coloca noutros termos. Qualquer das conotações é... fica ao vossa critério: ou se é uma ganda bicuda ou se tem um grande bico. Bom... isso agora... Mas, pronto, há outras terras do nosso país que têm nomeações bastante... originais. Imaginem na "Picha", os homens os "pichas". Bate a bota com a perdigota. E elas, são o quê? As pichotas? Aí a coisa já não tá muito adequada. O mesmo se passa com Coina. Elas são as Coinas, e eles? Os Coinos? Foi somente um apontamento interssante e sempre didáctico. Alguma terra com um nome peculiar que conheçam, não deixem de me esclarecer.

PS: Será que há alguma terra chamada "Foda"??? Será que soa bem dizer: "Vou ali à Foda comprar tomates?"?!

2 Comments:

Blogger Blondchicken said...

Cara colega de galinheiro,
eu cá penso que os habitantes do sexo masculino da localidade da "Picha" se devem chamar "pichenses" ou coisa parecida... mas sou obrigada a confessar que o que eu gostava mesmo era que se chamassem "pichões"... é logo à grande!! Mas é que mudava para lá de armas e bagagens hoje mesmo! Já as mulheres, também devem ser "pichenses" (ou coisa parecida), mas cá para mim devem é ser mesmo "umas gandas malucas sempre bem dispostas" - vá-se lá saber porquê! Com tanta pila à volta, seja lá que nome tenham, não há mulher que viva triste... A oferta deve ser tão grande que há de todos os feitios e tamanhos e para todos os gostos!

Na "Coina", as mulheres deviam ser (se não são)as "conudas"! Agora imaginem o sorriso estampado na cara dos "sortudos de Coina"...

Viver nestes dois sítios deve ser muito diferente de viver em terras com nomes "normais"... É a vida, cada um(a) tem o que merece!! E quem não tem, devia fazer por merecer... por isso, ou se mudam para a "Picha" (ah, linda terra, o problema é que há duas e vai ser difícil escolher) ou para a "Coina"... DECIDAM-SE... pela vossa felicidade!

1:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

Esta conversa da "Picha" faz-me lembrar quando uma jornalista da TVI foi lá entrevistar a população e a propósito do despovoamento disparou:
"Então e a Picha está a crescer?"
- Velhote pichense "Nã senhora, tá cada vez mais pequena!"
Por isso meninas, acho que não há grande fartura por lá... lol

E quando eu era uma franganita imberbe (porém destemida!), lembro-me de ver "Coina" no mapa e achar deliciosamente ordinário haver uma localidade com esse nome... Perguntei logo ao prof de Geografia (que era um frango bem apetecível) "Ó professor, já foi à Coina?!" e ele vira-se, muito descontraído, "Já! Muitas vezes!" lol Pronto, acabei de partilhar um momento marcante da minha juventude...
Espero que o Poleiro continue a ser um ponto de encontro para as frangas deste país, principalmente AS frangas (que somos nós;)
Beijos minhas porcas!! Estou quase aí:P

12:21 AM  

Post a Comment

<< Home